O mamífero marinho mais raro do mundo.

O boto vaquinha não é apenas o menor mamífero marinho que habita o planeta: os especialistas o descrevem como o “mais raro”. É difícil observá-lo em seu habitat, é esquivo e tímido, e se afasta se perceber a presença de barcos. É endêmico do Golfo da Califórnia ou do Mar de Cortez, o que significa que só vive lá.

 

O que você precisa saber para reconhecê-los

Se você visse uma toninha vaquinha como a reconheceria? Aqui estão algumas de suas principais características: o dorso é cinza escuro, os lados são cinza mais claro e o ventre é branco. Ao redor dos olhos e lábios existem manchas pretas. É um animal robusto que pesa 55 kg no caso das fêmeas adultas. Eles chegam a 1,5 metro, um pouco mais que os machos. Os dentes são “em forma de espátula”, segundo o governo. O focinho é curto e a cabeça arredondada.

Descoberta tardia

A descoberta formal das vaquinhas marinas foi relativamente recente: em 1958. Porém, desde um pouco antes havia indícios desses mamíferos, segundo o Governo do México, o que explica que a primeira descrição, que se baseava em três crânios encontrados em San Felipe, na Baja Califórnia, data da primeira metade do século XX. Posteriormente, foi feita uma descrição completa do animal após a descoberta de algumas vaquinhas encalhadas.

Esforços de conservação

Os esforços para proteger o boto vaquinha começaram há décadas. Em 1992 o país proibiu o uso de redes. Existe um Comité Internacional para a Recuperação da Vaquita e uma área de refúgio para este mamífero aquático. Ali é proibida a pesca noturna e os barcos devem passar por pontos de entrada e saída monitorados, para citar algumas medidas.

Esta semana, o governo anunciou que definiu novos indicadores para a “verificação, vigilância e fiscalização” da pesca na zona habitada pelo boto. No entanto, diversas organizações alertaram que os esforços foram tardios ou insuficientes e pedem mais ações do México, mas também dos Estados Unidos e da China.

 

         Ciencia abre posibilidad de preservar vaquita marina – Imagen Agropecuaria


You may also like

Ver todo
Example blog post
Example blog post
Example blog post